Notícias
Poluição acelera o processo de envelhecimento da pele.

Poluição acelera o processo de envelhecimento da pele

Todos sabemos que a exposição excessiva ao Sol pode acelerar o processo de envelhecimento cutâneo. Porém, o que muitos não sabem é que a poluição também pode ser uma vilã para a nossa pele, assim como o estresse e a má alimentação. Todos contribuem para gerar sinais e manchas indesejados, além das temidas rugas.

Porém, atualmente, 90% do envelhecimento precoce da pele decorre da radiação solar somada à poluição ambiental. O envelhecimento da pele é um processo natural e contínuo, porém o Sol e a poluição aceleram esse processo, esgotando as defesas antioxidantes da pele e permitindo a ação nociva dos radicais livres na superfície cutânea.

Metais pesados presentes na poluição

A poluição é um somatório de várias substâncias, entre elas, metais pesados como chumbo, óxido nitrogenado, óxido sulfúrico, monóxido de carbono, ozônio e material particulado.

Todos esses agentes juntos penetram na pele, podendo se acumula, na pele e induzir a síntese de radicais livres e de espécies reativas da glicação avançada, capazes de acelerar o envelhecimento cutâneo e estimular condições inflamatórias.

Essas ações se traduzem em diversos quadros clínicos como irritação cutânea e de vias áreas, alergias, rugas, pele sem viço e brilho, e intenso ressecamento.

Como evitar os danos da poluição

Para amenizar os danos causados pela poluição e pelos raios solares é indicado o uso diário do filtro solar, hidratação com produtos específicos e a ingestão desubstâncias antioxidante. Essa substancias podem ser obtidas através de uma dieta equilibrada ou por meio da suplementação indicada pelo seu dermatologista. O profissional pode indicar alguns antioxidantes em cápsulas capazes de reduzir a penetração das partículas de poluição e ainda captar radicais livres formados evitando o envelhecimento da pele. Temos , como, exemplo dessas substâncias, o resveratrol, a vitamina E, o ácido ferúlico e o pollushield.

Consulte sua dermatologista

Procure sua dermatologista para tirar dúvidas e buscar por tratamentos para a sua pele. A Dra. Kaliandra Cainelli, dermatologista no Rio de Janeiro, atende na Rua Real Grandeza, 108 – Sala 201, Botafogo, Rio de Janeiro. Telefone: (21) 2286-1692.

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente

Whatsapp