Notícias
Como funciona o tratamento para queloide?

Como funciona o tratamento para queloide?

Muitas pessoas têm receio de realizar uma cirurgia plástica ou procedimento estético por causa dos temidos queloides.

O queloide é um tipo de cicatriz hipertrófica que extrapola os limites da lesão. Geralmente são marcas grossas, em alto relevo, com aspecto endurecido e de cor avermelhada.

Os queloides não são malignos. Quando causam incômodo nas pessoas, é por uma questão estética, e não por se tratar de um problema de saúde.

O que causa o aparecimento do queloide

Os queloides podem surgir após qualquer tipo de lesão na pele, como feridas, queimaduras, cortes cirúrgicos, acnes, e inflamação de piercings e tatuagens.

Como evitar o surgimento de queloides

Principalmente antes de cirurgias plásticas, é recomendado primeiramente conversar abertamente com seu médico e explicar se existe algum histórico pessoal ou familiar dos sinais.

Também é muito importante seguir as recomendações médicas no período pós-operatório, alimentar-se bem, ingerindo frutas e verduras, e realizar repouso.

Evite a exposição solar nos primeiros meses após a cirurgia, já que os raios solares estimulam a produção de melanina na região afetada.

Tratamentos para queloide

Hoje existem no mercado algumas fitas de silicone que comprimem a região operada, reduzindo o fluxo sanguíneo a fim de evitar a formação de queloide. Existem também algumas pomadas e géis específicos para tratar e até evitar o surgimento dessas cicatrizes.

O tratamento varia de acordo com o tamanho das marcas, podendo ser realizada uma microcirurgia, tratamento com laser, radioterapia e infiltrações com corticoides. É muito importante conversar com seu dermatologista, para juntos decidirem o melhor tipo de tratamento para você.

A Dra. Kaliandra Cainelli é dermatologista no Rio de Janeiroe atende na Rua Real Grandeza, 108 – Sala 201, Botafogo, Rio de Janeiro. Telefone: (21) 2286-1692.

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente

Whatsapp