Notícias
Saiba tudo sobre a acne

Saiba tudo sobre a acne

A acne é uma doença de pele que acomete 80% dos jovens entre 15 e 25 anos de idade, embora também possa surgir em períodos mais tardios. Ela é decorrente de alterações hormonais, produção excessiva de sebo, processos inflamatórios e fatores hereditários.

Tipos de acne

A acne pode se manifestar de formas variadas, podendo ser do tipo não inflamatório, quando encontramos apenas comedões (cravos), ou com lesões inflamatórias (espinhas). Há quatro graus de apresentação da acne, mas apenas três são do tipo inflamatório, ou seja, que exibe as famosas espinhas:

  • forma pápulo-pustulosa ou grau 1 (não inflamatória)
  • forma nódulo-cística ou grau 2
  • a conglobata ou grau 3
  • e a acne grau 4 chamada de fulminans

Sabemos que, em qualquer dessas formas, caso a doença não seja tratada irá provocar alterações físicas na pele, como cicatrizes, além de transtornos psicológicos, como perda da auto estima, o que acontece principalmente nos jovens.

Existe tratamento para acne?

A acne tem tratamento eficaz que pode ser indicado adequadamente pelo seu dermatologista. Nas formas mais leves, o tratamento compreende produtos tópicos que contêm ácido retinóico e antibióticos, a realização de limpezas de pele seriadas e indicação de sabonetes de limpeza.

Formas mais graves demandam, além do uso de sabonetes e substâncias tópicas, a participação de antibióticos orais, isotretinoína oral e, em algumas mulheres, pílula anticoncepcional. Nesse período, a paciente deve continuar fazendo limpezas de pele regularmente e associar peelings do tipo ácido salicílico, que tem efeito secativo sobre as lesões inflamatórias, ou ainda utilizar lasers com capacidade anti-inflamatórias, como os LEDS.

Na fase em que estão presente apenas as cicatrizes, podemos utilizar laserCO2, peelings seriados, preenchimento das cicatrizes e microagulhamento. Lembra-se ainda que hoje é cada vez mais forte a associação de uma dieta rica em açúcar com a acne, por isso, uma alimentação balanceada também pode contribuir para ajudar na acne, assim como sono de qualidade e técnicas de meditação.

Procure sua dermatologista

Com tantos tipos de acne e tantas formas de tratamento, é importante que sempre seja feita uma avaliação minuciosa com um especialista da pele. A Dra. Kaliandra Cainelli é dermatologista e atende na Rua Real Grandeza, 108 – Sala 201, Botafogo, Rio de Janeiro. Telefone: (21) 2286-1692.

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente

Whatsapp