Notícias
Mulher adulta olhando o rosto com acne no espelho

A acne da mulher adulta

A acne da mulher adulta é a acne que acomete as mulheres acima dos 25 anos. Pode ser dividida em três tipos: persistente, aquela que vem desde a adolescência e permanece; tardia, quando ocorre após os 25 anos; ou, ainda, recorrente, na qual ela desaparece e depois reaparece. É mais prevalente em mulheres brancas. Em alguns casos, a lesão pode aparecer na menopausa.

Características da acne da mulher adulta

Clinicamente, observamos nesse tipo de acne uma mudança na localização das lesões, que deixam de existir em bochechas e testa para aparecerem em mandíbula e queixo, numa área chamada de zona U, região da barba ou região da marca cirúrgica. O quadro da acne no geral é de leve a moderado, porém refratário. Além disso, há menos cravos que na acne vulgar, havendo o predomínio de lesões nodulares inflamatórias. É comum a ocorrência de manchas pós-acne e cicatrizes.

Causas da acne da mulher adulta

A causa da acne da mulher adulta ainda não está completamente esclarecida, mas temos a participação dos androgênios, além dos mesmo fatores presentes na acne vulgar, como a inflamação, hipersecreção sebácea, hiperceratinização folicular e colonização bacteriana. Também contribuem para o desenvolvimento dessa patologia a hereditariedade, que influencia o número, a atividade e o tamanho das glândulas; a alimentação baseada numa dieta rica em açúcares; o estresse emocional, já que a glândula sebácea é um órgão neuroendócrino; o uso de maquiagem oclusiva; a obesidade e o tabaco. Todos têm participação na gênese da acne da mulher adulta.

Esse quadro pode surgir em qualquer mulher, porém é mais comum em mulheres portadoras de síndrome do ovário policístico ou de quadros de androgenismo (como a hiperplasia adrenal). Também é vista com mais frequência em mulheres obesas e diabéticas.

A Dr.ª Kaliandra é dermatologista no Rio de Janeiro e atende na Av. Rio Branco, 185 – Sala: 403/404, Centro – Rio de Janeiro. Telefone: 3199-0400 e Rua Visconde de Pirajá 82, Sl 1010 – Ipanema – Rio de Janeiro. Telefones: (21) 98826-2616. Agende sua consulta!

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente

Whatsapp