Notícias
Mulher com queloide

Quais os tratamentos para queloide?

Existem diversos tratamentos para queloide que podem ajudar a melhorar significativamente a aparência dessas cicatrizes. Saiba mais sobre o assunto!

O que é queloide?

Queloides são lesões salientes que sofreram com uma produção exagerada de colágeno. Geralmente são avermelhadas, escuras ou rosadas, e podem ocorrer em qualquer área de traumatismo na pele. O queloide não é maligno, tratando-se mais de um problema estético do que um problema de saúde.

Como surgem os queloides?

Como já dissemos anteriormente, o queloide é uma proliferação fibrosa que ocorre após traumas como marcas de cirurgias, queimaduras ou ferimentos. Em alguns casos, pode apresentar coceira ou dor e endurecimento da região. Pessoas de pele morena e negra apresentam maior probabilidade de terem queloides, além de pessoas com predisposição genética. Para amenizar a manifestação dessas lesões é muito importante que o paciente, quando for submetido a algum procedimento cirúrgico, avise ao médico caso exista histórico familiar. Não é possível prever se o paciente irá apresentar o quadro, porém o dermatologista pode tomar algumas medidas necessárias para diminuir o risco da lesão, como iniciar um tratamento em até 24h após a cirurgia.

Quais os tratamentos para queloide?

O queloide é um tipo de cicatriz que pode causar muito desconforto estético ao paciente. Porém, se o tratamento for realizado corretamente, as lesões podem até sumir ou tornar-se imperceptíveis. Conheça alguns tratamentos:

Pomadas: o uso de algumas pomadas ajuda a diminuir e clarear os queloides.

Injeções de corticoides: são aplicadas no tecido da cicatriz para reduzir a inflamação local, fazendo com que ela fique mais plana.

Peeling: consiste na aplicação de uma solução química que esfolia a região e promove a regeneração das camadas da pele, clareando o queloide. Saiba mais sobre o peeling

Laser: esse tipo de tratamento possui eficácia no clareamento e diminuição do queloide. O laser age por toda a cicatriz, removendo as camadas mais afetadas e promovendo a produção de colágeno, o que, consequentemente, faz com que se desenvolvam camadas mais naturais da pele.

Também podem ser administradas injeções de corticoides que ajudam a amenizar os queloides. A Dra. Kaliandra é dermatologista no Rio de Janeiro e pode indicar os tratamentos específicos para queloide. O consultório fica na Rua Real Grandeza, 108 – sala 201, Botafogo, Rio de Janeiro. Telefone: (21) 2286-1692.

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente

Whatsapp