Notícias

Qual a importância da barreira cutânea para quem sofre de acne?

A barreira cutânea corresponde a barreira formada pela camada córnea, a mais superficial da pele, e que é composta de células mortas. Ela é responsável por promover o controle hídrico, reconhecer e neutralizar agentes infecciosos, bloquear radicais livres e ainda servir de proteção contra os raios ultravioleta e controlar alérgenos externos.

Bactérias presentes na pele

A camada córnea também abriga a nossa microbiota, um conjunto de bactérias que habita a nossa pele, entre as quais temos a C.acnes que participa da patogênese da acne. Em pacientes com a doença, observamos cepas mais virulentas dessa bactéria.

Atualmente, sabemos que assim como a dermatite atópica, a acne também é uma doença com comprometimento da barreira cutânea, exibindo alterações (aumento de fillagrina e alteração na qualidade do sebo) que determinam o aumento da perda de água, reduzindo a hidratação da camada córnea e tornando a acne mais grave.

É sabido que a ruptura da barreira cutânea aumenta o risco de infecções cutâneas e também de doenças inflamatórias crônicas como a psoríase, a dermatite atópica e a acne. 

Por conta disso, o próprio tratamento da acne está sendo modificado para evitar que alteremos ainda mais a barreira cutânea.

Quais tratamentos para a acne preservam a barreira cutânea?

Muitos tratamentos para a acne danificam a barreira, como a microdermoabrasão, os peelings e os tratamentos tópicos e orais. Contudo, isso predispõe a ocorrência de eritema, descamação, dermatite de contato e queimação que levam o paciente a não tolerar o tratamento e reduzir o uso da medicação. 

A redução implica em menor eficácia do tratamento e também em insatisfação do paciente, que muitas vezes abandona o tratamento.

Por isso, é fundamental que o tratamento para a acne contemple a manutenção da integridade da barreira cutânea, através do uso de sabonetes suaves para limpeza, como os syndets, sempre associados com hidratantes não comedogênicos na rotina do skincare.  

Agindo assim, conseguimos preservar a barreira, reduzir eventos adversos e melhorar a aderência ao tratamento da acne e sua resposta.

Sobre a Dra. Kaliandra

Agende uma consulta com a Dra Kaliandra, dermatologista no Rio de Janeiro, para saber mais sobre como cuidar da sua pele Siga no nosso blog! Para acessar outros conteúdos, clique aqui!

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente

× Whatsapp