Ícone do site Dra. Kaliandra Cainelli

O que é a psoríase e como tratar?

Psoríase | O que é a psoríase e como tratar?

O que é psoríase?

A psoríase é uma doença inflamatória da pele caracterizada por lesões de tamanhos variados, delimitadas, avermelhadas e com escamas secas esbranquiçadas, que surgem no couro cabeludo, joelhos e cotovelos. Em alguns casos essas lesões podem coçar, causar dor e atingir diversas partes do corpo, porém é mais comum que surjam em áreas como cotovelos, joelhos, unhas, axila e virilha. A doença não tem cura, porém existe tratamento, que pode ser feito com uso de cremes e pomada.

Quais as causas da psoríase?

A doença, que tem causa genética, aparece geralmente em duas fases da vida: jovens adultos em torno de 20 anos e em pessoas mais madura, acima dos 60. A psoríase costuma aparecer depois de momentos de estresse e períodos de baixa imunidade. Exposição ao frio, uso de determinados medicamentos e ingestão alcoólica pioram o quadro.

Na psoríase ocorre um processo de dilatação de vasos sanguíneos e o aumento no número de glóbulos brancos, que avançam para camadas mais externas da pele de forma muito rápida, provocando lesões avermelhadas. Trata-se de um ciclo ininterrupto, que só tem fim com o tratamento adequado.

Quais são os tipos de psoríase que existem?

Existem diversos tipos de psoríase, que diferenciam-se de acordo com a localização das lesões.

Quais os fatores de risco da psoríase?

Alguns fatores podem contribuir para que um indivíduo apresente a psoríase, entre eles:

Quais os sintomas da psoríase?

Os sintomas da doença variam de pessoa para pessoa, mas em geral incluem os seguintes quadros:

Diagnóstico da psoríase

Ao primeiro sinal de qualquer um dos sintomas relatados acima, é necessário se consultar com um dermatologista, que fará um exame físico analisando os aspectos da pele, unhas e couro cabeludo e verificando se os sintomas realmente representam psoríase. Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar o tempo. Antes de ir ao consultório, liste todos os sintomas e há quanto tempo eles apareceram.

O médico também pode levar em conta o histórico familiar do paciente, bem como pedir uma biópsia da pele afetada para confirmar o diagnóstico.

Quais os tratamentos de psoríase?

Como já dissemos anteriormente, a doença não tem cura. Porém, existem diversos tipos de tratamento que ajudam a reduzir a inflamação e formação das placas, além de regular e normalizar a aparência da pele.

Após o diagnóstico, em casos leves da doença, o dermatologista pode indicar diferentes formas de tratamento: uso de medicação local (cremes e pomadas), hidratação da pele e exposição da pele ao Sol.

Já os pacientes que apresentam formas de psoríase mais graves frequentemente necessitam de medicamentos sistêmicos, de uso via oral, subcutâneo, intramuscular ou intravenoso. Eles também são indicados nos casos em que apenas com o tratamento tópico não se obteve o resultado esperado.

A psoríase é contagiosa?

A psoríase não é contagiosa, pois trata-se de uma doença do sistema imunológico.

Como conviver com a psoríase?

A psoríase pode ser controlada com tratamento, mas também pode desaparecer por algum tempo e depois voltar. Algumas dicas podem ajudar a aliviar os sintomas:

Alimentação saudável

Ter uma dieta saudável pode ajudar a prevenir novas crises da doença, colabora no bom funcionamento do organismo e previne o sobrepeso. A ingestão de frutas, legumes, verduras, cereais integrais e carnes magras é fundamental.

Evitar o estresse

O estresse é um ativador comum da psoríase. Embora nem sempre seja possível evitar o estresse, ter consciência dele pode ajudar. Para isso, você precisa identificar possíveis causas de estresse que possam ter desencadeado reações anteriores, para evitá-las ou lidar com elas de maneira mais construtiva no futuro. Procure buscar atividades para relaxar, fazer meditação ou ioga.

Cuidado com produtos e medicamentos

Alguns medicamentos ou produtos para a pele podem interferir diretamente nos sintomas da psoríase. Então, é importante sempre consultar e informar ao médico os remédios e cosméticos de que você faz uso, para que se verifique qual pode ser a opção empregada para tratar os problemas sem que os efeitos de ambos sejam prejudicados ou causem algum dano ao paciente.

Como prevenir a psoríase?

Não há uma maneira conhecida de prevenir a psoríase, mas é possível adotar algumas medidas para evitar que as crises ocorram:

A Dra. Kaliandra é dermatologista no Rio de Janeiro , e oferece tratamentos para a psoríase e outras doenças. Seu consultório fica na Avenida Rio Branco, 185 – Sala: 403/404 – Centro, Rio de Janeiro. Telefone: (21) 3199-0400. Agende sua consulta!