Notícias
Saiba como se prevenir contra as alergias de verão

Alergias de verão: como tratar?

Alergias de verão

Pessoas que sofrem com as alergias de verão precisam lutar contra sintomas como coceira na pele, olhos e garganta, espirros, tosse e congestão nasal. O calor e a exposição solar são favoráveis à reprodução de mosquitos, cujas picadas também podem causar alergias. Além disso, alguns perfumes, cremes e cosméticos tornam-se reativos à exposição solar, e podem sensibilizar a pele.

Identificar os fatores que desencadeiam as alergias de verão são o primeiro passo para a prevenção. Saiba mais sobre cada tipo de alergia e previna-se!

Dermatite atópica

A dermatite atópica apresenta-se como um eczema na pele, principalmente no pescoço, braços e pernas, e pode ocorrer em qualquer idade. A pele fica irritadiça, com aspecto ressecado e causa coceira. Pode surgir em qualquer época do ano, mas tende a piorar com o calor e suor excessivos. O tratamento é realizado com hidratação e lubrificação da pele, aplicação de cremes tópicos e remédios por via oral, como anti-histamínicos (antialérgicos).

Urticária

É uma doença caracterizada pelo aparecimento de placas avermelhadas espalhadas pelo corpo, acompanhadas de coceira intensa. As causas mais comuns de urticária são: uso de medicamentos, ingestão de alimentos não habituais, corantes e aditivos químicos usados como conservantes alimentícios. O tratamento consiste em descobrir o agente que desencadeou a urticária e controlar os sintomas com medicamento antialérgicos.

Fotodermatites

É uma condição em que há uma resposta anormal da pele à luz solar. Geralmente, trata-se de reações do sistema imunológico, que podem ser desencadeadas por diversos fatores que tornam a pele hipersensível à luz solar. Tais reações podem ocorrer ainda com a ingestão de certos remédios seguida da exposição solar. Este tipo de alergia apresenta diversos sintomas, que variam de pessoa para pessoa, como erupção cutânea e prurido, urticária, vermelhidão e inchaço e manchas escuras na pele. O tratamento com gelo ou compressa fria pode ajudar a controlar a irritação, além de medicamentos prescritos pelo dermatologista.

A Dra. Kaliandra Cainelli é dermatologista no Rio de Janeiro e atende na Rua Real Grandeza, 108 – Sala 201, Botafogo, Rio de Janeiro. Telefone: (21) 2286-1692.

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente

Whatsapp