Notícias

Açúcar e flacidez: há uma relação?

Açúcar e flacidez: há uma relação?

Você já sabe ou já ouviu falar dos perigos externos para a pele: sol, poluição, clima, temperaturas, etc. Mas existe algo que destrói a pele por dentro: o açúcar! Você sabia? No blog de hoje, vamos falar sobre como consumir açúcar pode causar o envelhecimento precoce da pele. E, acredite, essa relação é muito mais íntima do que você imagina. Aproveite a leitura!

Provavelmente, você já passou um fim de semana comendo fora da rotina e logo percebeu os efeitos na pele. Talvez o corpo pareça meio inchado, você está com bolsas sob os olhos e, sim, com aspecto mais envelhecido. Mas isso tem um motivo.

Após um final de semana de comilança, ingestão de bebidas alcoólicas e muito doces, acordamos inchados, com bolsas sob os olhos e até com alguns quilos a mais. Pode até ser que aumentemos de peso, mas com certeza é muito mais inchaço do que gordura propriamente dita.

Esse inflama e desinflama, incha e desincha comprometem fibras da pele, gera um efeito cumulativo de radicais livres, glicação de colágeno e fibras elásticas, causando a flacidez e o envelhecimento da pele.

Isso acontece porque o consumo excessivo de carboidratos e açúcares pode desencadear o processo de glicação, no qual as moléculas de glicose se unem às proteínas de elastina e colágeno, substâncias responsáveis pela firmeza da pele, e o açúcar faz com que as proteínas se quebrem, causando o aumento do processo de envelhecimento da pele e a flacidez.

Exageros nunca são positivos e, quando falamos do consumo de açúcar, isso não é diferente. Enquanto a curto prazo os efeitos são perceptíveis, mas parecem não duradouros, a longo prazo a coisa é um pouco diferente.

Malefícios do açúcar e flacidez para a pele

Os doces são as verdadeiras perdições de muitas pessoas, mas o excesso de açúcar no organismo pode causar grandes problemas para a sua saúde. Além de contribuir com o ganho de peso e desencadear doenças, o açúcar também afeta diretamente a nossa pele, atrapalhando os resultados desejados com os procedimentos no consultório e a rotina de skincare.

O consumo excessivo de açúcar é conhecido, principalmente, por abrir portas para doenças graves como: problemas cardiovasculares, diabetes, colesterol alto, gastrite, gordura no fígado e obesidade.

É importante lembrar que pessoas com um consumo alto de açúcares e carboidratos (que também viram açúcar dentro do corpo), e que são obesos e sedentários, têm uma propensão maior a desenvolver doenças graves. Além das células da pele que ficam envelhecidas muito mais rapidamente, o metabolismo fica mais lento e inflamado.

Se você é do grupo que não consegue resistir a um docinho diariamente, separamos alguns efeitos negativos que esse ingrediente tão amado pode causar à sua pele.

Acne
Quando existe um alto consumo de açúcar, a acne fica mais propensa a aparecer; isso porque o alto nível de açúcar favorece o aumento da produção de sebo, que entope os poros, por consequência deixando a pele mais oleosa.

Envelhecimento precoce
A glicação é um processo que ocorre com todas as pessoas, no entanto o excesso de alimentos com açúcar no organismo pode acarretar esse processo de uma maneira mais rápida, acelerando o envelhecimento, causando a formação de rugas e a perda de elasticidade da pele.

Inchaço
Além de rugas e acne, o açúcar está associado à inflamação. A rosácea, por exemplo, está diretamente relacionada ao inchaço e o consumo de açúcar, já que um dos motivos das aparições das manchas no rosto é o aumento da glicose no organismo.

Todos esses motivos são suficientes para que você reavalie o seu consumo de açúcar. Claro que todos nós sabemos o quanto é difícil modificar hábitos que nos acompanham há muitos anos, mas é necessário ter alguns cuidados no dia a dia que cooperem para diminuir os efeitos que a glicação pode causar.

Conclusão

É evidente que a ingestão de açúcar pode ser muito prejudicial à pele. Além de contribuir com o envelhecimento precoce, outros malefícios também são facilmente notados, como o surgimento de doenças graves.

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente

× Whatsapp