Ícone do site Dra. Kaliandra Cainelli

Alergias de verão: como tratar?

Saiba como se prevenir contra as alergias de verão

Alergias de verão

Pessoas que sofrem com as alergias de verão precisam lutar contra sintomas como coceira na pele, olhos e garganta, espirros, tosse e congestão nasal. O calor e a exposição solar são favoráveis à reprodução de mosquitos, cujas picadas também podem causar alergias. Além disso, alguns perfumes, cremes e cosméticos tornam-se reativos à exposição solar, e podem sensibilizar a pele.

Identificar os fatores que desencadeiam as alergias de verão são o primeiro passo para a prevenção. Saiba mais sobre cada tipo de alergia e previna-se!

Dermatite atópica

A dermatite atópica apresenta-se como um eczema na pele, principalmente no pescoço, braços e pernas, e pode ocorrer em qualquer idade. A pele fica irritadiça, com aspecto ressecado e causa coceira. Pode surgir em qualquer época do ano, mas tende a piorar com o calor e suor excessivos. O tratamento é realizado com hidratação e lubrificação da pele, aplicação de cremes tópicos e remédios por via oral, como anti-histamínicos (antialérgicos).

Urticária

É uma doença caracterizada pelo aparecimento de placas avermelhadas espalhadas pelo corpo, acompanhadas de coceira intensa. As causas mais comuns de urticária são: uso de medicamentos, ingestão de alimentos não habituais, corantes e aditivos químicos usados como conservantes alimentícios. O tratamento consiste em descobrir o agente que desencadeou a urticária e controlar os sintomas com medicamento antialérgicos.

Fotodermatites

É uma condição em que há uma resposta anormal da pele à luz solar. Geralmente, trata-se de reações do sistema imunológico, que podem ser desencadeadas por diversos fatores que tornam a pele hipersensível à luz solar. Tais reações podem ocorrer ainda com a ingestão de certos remédios seguida da exposição solar. Este tipo de alergia apresenta diversos sintomas, que variam de pessoa para pessoa, como erupção cutânea e prurido, urticária, vermelhidão e inchaço e manchas escuras na pele. O tratamento com gelo ou compressa fria pode ajudar a controlar a irritação, além de medicamentos prescritos pelo dermatologista.

A Dra. Kaliandra Cainelli é dermatologista no Rio de Janeiro e atende na Avenida Rio Branco, 185 – Sala: 403/404 – Centro, Rio de Janeiro. Telefone: (21) 3199-0400. Agende sua consulta!