Notícias
Mulher se-olhando no espelho de mesa

Urticária: o que é?

A urticária é um quadro presente em diversas doenças e se manifesta por meio do aparecimento da lesão elementar, que é chamada de urtica.

A lesão se caracteriza pelo aparecimento súbito de pápulas eritematosas com centro pálido, bem delimitadas e pruriginosas que desaparecem ao serem pressionadas e regridem em 24 horas — sem deixar nenhuma lesão residual.

As lesões variam de tamanho, de poucos milímetros até grandes lesões confluentes. Elas geram prurido e poucas escoriações, podendo os sintomas piorarem ao final do dia ou à noite.

Alguns casos de urticária vêm acompanhados de angioedema, que corresponde ao edema do tecido subcutâneo e das mucosas, geralmente doloroso e com duração entre 24 e 72 horas. O angioedema se caracteriza pelo edema de lábios, pálpebras, língua e laringe, podendo desencadear dificuldades de alimentação e respiração.

Classificação

Ela pode ser dividida, de acordo com a duração, em aguda (menos de 6 semanas) ou crônica (mais de 6 semanas).

As formas agudas são mais comuns, enquanto as formas crônicas acometem principalmente as mulheres acima dos 40 anos. Além disso, também podem ser classificadas de acordo com a causa: espontâneas e induzidas (conhecidas antigamente como físicas).

É comum que um mesmo paciente tenha mais de um tipo de urticária. As induzidas são a urticária ao frio, ao calor, de pressão tardia, vibratória, aquagênica, colinérgica, de contato e o dermografismo.

Em 40 a 90% dos casos conseguimos identificar a causa da urticária, sendo as infecções o principal motivo. Também podemos destacar como causas os alimentos, os fármacos e as picadas de inseto.

No caso das urticárias agudas, as principais infecções envolvidas são as virais respiratórias e as gastrointestinais, enquanto no caso da urticária crônica temos os processos infecciosos odontológicos, urinários e otorrinolaringológicos.

Urticária alimentar

A urticária decorrente da ação dos alimentos pode ocorrer por ingestão, contato com eles ou inalação. Geralmente a urticária alimentar é aguda, e os principais alimentos implicados são a proteína do leite, ovo, soja, trigo, amendoim, frutos do mar, frutas secas etc.

Urticária por fármacos

A urticária por fármacos geralmente acomete mulheres em idade avançada que usam vários medicamentos. No geral, vem acompanhada de sintomas mucocutâneos, ou seja, com angioedema. Os principais fármacos implicados são os anti-inflamatórios e os antibióticos. A urticária crônica raramente tem causa alimentar.

Em geral, a urticária por fármacos se caracteriza por um rash micropapular que ocorre após uma hora de uso do medicamento, sendo os principais medicamentos implicados os anti-hipertensivos, estatinas e diuréticos.

Outros casos

Algumas doenças crônicas também podem ser a causa de urticária, como doenças autoimunes, tireoidianas e neoplasias de origem hematológicas, assim como imunodeficiências primárias.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico é feito através da anamnese e exame físico.

O tratamento central da urticária se baseia no uso de medicamentos anti-histamínicos orais de segunda geração por período prolongado. Para pacientes que não respondam ao uso de anti-histamínico oral, existe ainda a possibilidade de utilizar antileucotrienos, como o Montelucaste.

Casos graves que não respondam às medidas acima podem precisar de terapia imunossupressora.

Caso o quadro seja de urticária grave com angioedema ou não responsivo ao uso de anti-histamínicos orais e antileucotrienos, apresentando-se de maneira persistente, podemos utilizar corticoide oral por curtos períodos.

Casos de angioedema com anafilaxia devem ser tratados com adrenalina subcutânea e encaminhados para a unidade de emergência.

Os pacientes com urticária devem remover a causa, caso tenha sido identificada; reduzir o estresse e a ingestão de álcool; evitar o uso de anti-inflamatórios, codeína, morfina e aspirina; evitar anti-hipertensivos do tipo IECA no caso de pacientes com angioedema; e, em casos nos quais haja suspeita de urticária alimentar, evitar alguns tipos de alimentos.

A Dr.ª Kaliandra é dermatologista no Rio de Janeiro e atende na Avenida Rio Branco, 185 – Salas: 403/404 – Centro, Rio de Janeiro. Telefone: (21) 3199-0400 /  Rua Visconde de Pirajá 82, Sl 1010 – Ipanema – Rio de Janeiro. Telefone: (21) 98826-2616. Agende sua consulta!

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente

× Whatsapp