Quem nunca se deparou com uma mancha estranha no seu corpo, não é mesmo? A pele pode ser acometida por vários tipos. Existem as escuras, chamadas hipercrômicas, e as brancas, denominadas hipocrômicas ou acrômicas.
Entre as hipercrômicas, existem os melasmas, que acometem muitas mulheres jovens e são uma das principais queixas recebidas no consultório dermatológico. Nesta categoria também se incluem as manchas por inflamação da acne e foliculite. O paciente precisa se tratar fazendo uso de filtro solar, clareadores, peelings e lasers.
As hipocrômicas também são muito comuns, incluindo a pitiríase versicolor, o famoso “pano branco”, e o vitiligo. Neste caso, o melhor tratamento são as medicações tópicas específicas. Vale lembrar que, logo quando surgir a primeira manchinha estranha, é essencial procurar ajuda médica.
A Dra. Kaliandra é dermatologista no Rio de Janeiro e atende na Avenida Rio Branco, 185 – Sala: 403/404 – Centro, Rio de Janeiro. Telefone: (21) 3199-0400. Agende sua consulta!