Clínicos

Acne

A acne é uma doença decorrente de alterações na ceratinização da pele, excesso de sebo, inflamação e contaminação bacteriana. Esses quatro eventos, juntos, geram a doença. Acomete homens e mulheres na fase juvenil, principalmente entre os 14 e 18 anos. Nas mulheres, também pode ocorrer mais tardiamente.

Os graus da acne

Acne Grau I: apenas cravos, sem lesões inflamatórias, espinhas ou cistos.

Acne Grau II: cravos e espinhas pequenas – pequenas lesões inflamadas e pontos amarelos de pus, também chamados de pústulas.

Acne Grau III: cravos, espinhas pequenas e cistos – lesões mais profundas e dolorosas, avermelhadas e bem inflamadas.

Acne Grau IV: cravos, espinhas pequenas e cistos, que se comunicam causando inflamação mais grave e aspecto desfigurante. Este tipo de acne também é conhecido como acne conglobata.

Acne Grau V: surgimento súbito da acne com lesões graves, como cistos dolorosos que ulceram deixando grandes cicatrizes, acompanhados de sintomas gerais, como febre, mal-estar e dor no corpo. É uma forma rara e mais comum no sexo masculino.

O tratamento envolve limpeza de pele, tratamento tópico com o uso de retinoides, peróxido de benzoíla e outros produtos secativos, além dos orais, através de antibiótico e isotretinoína oral.

A Dra. Kaliandra é dermatologista no Rio de Janeiro e atende na Avenida Rio Branco, 185 – Sala: 403/404 – Centro, Rio de Janeiro. Telefone: (21) 3199-0400. Agende sua consulta!

Whatsapp