Notícias
Queda de cabelos | Causas e tratamentos

Queda de cabelos | Causas e tratamentos

A queda de cabelos é um problema que acomete milhões de pessoas. E, apesar de ser mais frequente entre os homens, a calvície ou alopecia androgenética também pode atingir muitas mulheres. A preocupação com a aparência dos fios é unânime entre elas, e não é à toa, já que a queda dos cabelos pode afetar a autoestima.

O que causa a queda dos cabelos?

É comum uma pessoa perder em torno de 120 fios de cabelos por dia. Porém, é necessário investigar quando a perda é maior que isso. É importante sempre esclarecer a diferença entre a calvície e queda de cabelo, denominada eflúvio telógeno.

A calvície ou alopecia androgenética é causada por fatores de herança poligênica e decorre da ação do DHT (diidrotestosterona) sobre o folículo, determinando um afinamento e a reduçÃo destes num processo denominado miniaturização do pêlo. Acomete especialmente os homens, embora mulheres posssam ser afetadas também.

Por outro lado, a queda de cabelos de causa não genética, também denominada eflúvio telogeno é mais frequente entre as mulheres, e tem diversas causas como, por exemplo, o estresse, a má alimentação, dietas restritivas, distúrbios emocionais e hormonais, doenças da tireoide, entre outros etc.

Como evitar a queda de cabelos?

Algumas práticas podem desencadear a queda dos fios de forma mais brusca, por isso vale seguir algumas medidas a fim de amenizar o quadro.

Evite dormir com os cabelos molhados, diminua a frequência do uso de chapinhas e secadores de cabelo, lave os cabelos com água morna ou gelada, invista em uma alimentação saudável, rica em vitaminas e minerais.

Qual o tratamento para queda de cabelos?

O dermatologista é o médico mais indicado para diagnosticar e tratar o problema. Ele irá detectar a causa da queda e definir o melhor tratamento.

Existem diversos tratamentos, como uma loção tópica que estimula o crescimento de novos fios, chamada minoxidil, shampoos para crescimento capilar, medicações orais como a finasterida e complementos vitamínicos orais próprios para os cabelos. Ainda podemos associar junto com as medicações acima, tratamentos que usam o microagulhamento e o laser. O microagulhamentoconsiste em pequenos furinhos feitos no couro cabeludo, que provocam vascularização da região, e consequentemente, formação de novos fios. O laser promove um fenômeno de bioestimulação através da luz capaz de promover o crescimento de novos fios.

A Dra. Kaliandra Cainelli, dermatologista no Rio de Janeiro, pode tirar todas as suas dúvidas e indicar o melhor tipo de tratamento.

Rua Real Grandeza, 108 – Sala 201, Botafogo, Rio de Janeiro.
Telefone: (21) 2286-1692.

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente

Whatsapp