Notícias
Mulher mostrando os pés limpos

O que é onicomicose?

A onicomicose é uma infecção das unhas por fungos e leveduras. Podem ser divididas em quatro tipos: a onicomicose subungueal distal, forma mais comum que acomete a porção mais distal da unha; a onicomicose superficial branca, que se caracteriza por manchas brancas por toda a extensão da unha; a subungueal proximal, acometendo a área mais proximal da unha; e a distrofia total, onde observamos uma completa destruição da unha.

Fatores de risco da onicomicose

Os principais fatores de risco para a ocorrência dessa infecção são:

  • Idade avançada
  • Diabetes
  • Imunossupressão
  • Contato frequente com água
  • Uso de calçado fechado
  • Trauma prévio da unha
  • Umidade local frequente
  • Portadores de outras doenças que acometam a unha, como psoríase e líquen plano, e andar descalço.

Tratamentos para a onicomicose

As unhas dos pés são mais acometidas que as das mãos. O diagnóstico é clínico associado ao exame micológico e cultura, havendo ainda a opção do uso de dermatoscopia e biópsia em casos específicos.

O tratamento é fundamental, pois a infecção não tratada leva ao desconforto estético, risco aumentado de infecções bacterianas secundárias, dor, limitação da função e risco aumentado para amputações em pacientes diabéticos.

O tratamento pode ser realizado só de forma tópica, quando apenas uma pequena parte da unha está acometida, podendo ser aplicado soluções ou esmaltes antifúngicos. Os principais ativos são ciclopiroxolamina, micolamina e amorolfina.

Quando o acometimento é extenso ou em mais de uma unha, está indicada não somente a medicação tópica como também a oral, através de antifúngicos orais. Além disso, existe hoje também a possibilidade do uso de terapia fotodinâmica e até lasers para tratamento da onicomicose.

Lembre-se de que existem medidas preventivas para essas infecções como o não compartilhamento de materiais de manicure e pedicure, evitar o uso do mesmo calçado sempre, não andar descalço, manter pés e mãos sempre.

Para entender melhor sobre os cuidados com a sua pele, tenha o parecer de um especialista de confiança. A Dra. Kaliandra é dermatologista no Rio de Janeiro e atende na Rua Real Grandeza, 108, Sala 201, Botafogo – Rio de Janeiro. Telefone: (21) 2286-1692. Agende sua consulta.

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente

Whatsapp