Notícias
Mulher com milium embaixo dos olhos | O que é milium?

O que é milium?

Você já notou alguns pontinhos brancos na face que se assemelham à acne? Pode ser milium, pequenos cistos que se apresentam como lesões amareladas ou esbranquiçadas, que contêm queratina e não sebo em seu interior, como muitos imaginam. Ele surge espontaneamente, e não há evidência de que esteja relacionado a alguma característica específica, ou seja, pode acontecer em qualquer idade ou tipo de pele.

Locais em que o milium se desenvolve com mais facilidade

Geralmente o milium aparece na região de contorno dos olhos, como pálpebras e têmporas, principalmente na fase de cicatrização da pele. Existe o milium primário e secundário. Entenda cada um deles:

Milium primário: É muito comum na região facial de recém-nascidos e desaparece em alguns dias. Também pode ocorrer em crianças e adultos.

Milium secundário: desenvolve-se em qualquer parte do corpo após traumas e doenças de pele.

O milium nada mais é que o resultado de uma proliferação de células da epiderme dentro da derme, devido a tendência genética ou um processo de cicatrização local que não foi bem sucedido. São lesões benignas que não causam nenhum problema futuro, mas podem incomodar o paciente por conta da aparência.

Especialistas suspeitam de que, quando o milium não some, pode ser por conta de um entupimento de glândulas sebáceas pelas células mortas da pele.

Existe tratamento para o milium?

Existe sim, mas não há prevenção. A lesão pode ser removida com agulhas finas, com o auxílio de um extrator de comedão ou ácido retinoico e também com cremes esfoliantes, que podem aumentar o tempo do tratamento, mas a removem com sucesso. A extração deve ser realizada apenas por profissionais habilitados, como dermatologistas.

Jamais tente remover um milium com o dedo, espremendo-o como uma espinha. Isso pode machucar e criar uma mancha desnecessária em sua pele.

A Dra. Kaliandra é dermatologista no Rio de Janeiro  e atende na Rua Real Grandeza, 108 – Sala 201, Botafogo, Rio de Janeiro. Telefone: (21) 2286-1692.

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente

Whatsapp