Notícias

Diferenças entre botox e o ácido hialurônico

Você sabe quais são as diferenças entre os procedimentos de botox e o ácido hialurônico ?

A cada dia surgem novos tratamentos estéticos com a proposta de elevar a autoestima e a qualidade de vida das pessoas. Em meio a tanta tecnologia e inovação, dois tratamentos continuam entre os queridinhos de médicos e pacientes: a toxina botulínica, conhecida também como botox, e o ácido hialurônico.

Ambos os procedimentos são eficazes para amenizar rugas, prevenir sinais profundos, combater a flacidez, e ainda aumentar ou repor o volume dos lábios, perdido com o tempo.

O que é o botox?

O botox, também conhecido como toxina botulínica, é uma toxina produzida por uma bactéria chamada Clostridium Botulinium. A substância é usada para correção de rugas e marcas de expressão. A toxina age paralisando o músculo e consequentemente impedindo a contração muscular, que é o que forma a ruga. Para as rugas que já existem, esse relaxamento da musculatura suaviza os vincos. A aplicação do botox é indicada para as rugas da testa, a glabela (espaço entre as sobrancelhas), os “pés de galinha” e rugas ao redor dos olhos.

Qual a ação esperada do botox?

Quando injetada nas rugas, a toxina botulínica age bloqueando a transmissão de estímulos dos neurônios para os músculos, impedindo a contração muscular. Em geral as rugas aparecem devido ao envelhecimento facial, que ocorre por idade avançada, exposição solar sem proteção, má alimentação e tabagismo. Muitas pessoas também têm o hábito de franzir a testa ao se expressar, o que contribui para a formação das linhas de expressão.

Como o botox atua?

O botox pode atuar de duas maneiras:

  • De forma preventiva: É a aplicação de botox antes mesmo do aparecimento de linhas de expressão. Como a contração muscular é paralisada, não haverá a formação de rugas por movimentação muscular na área que foi aplicado o botox. Geralmente a aplicação preventiva é feita por volta dos 25 anos de idade, mas não existe uma idade certa.
  • De forma reparativa: esse tipo de aplicação geralmente é realizada em torno dos 30 anos. Como o botox tira a tensão da musculatura, as rugas causadas por esses músculos são amenizadas.

Como é feita a aplicação do botox?

A injeção do botox é aplicada no tecido subcutâneo por agulhas bem finas e em pequenas quantidades, e provocam uma pausa nos impulsos nervosos. Porém, o efeito não é imediato, e as primeiras alterações começam a aparecer somente depois de três dias.

Quanto tempo dura o efeito do botox?

Os efeitos do botox duram, em média, de 4 a 6 meses. O período entre as sessões varia de paciente para paciente, e para que o resultado seja efetivo, é preciso fazer sempre uma manutenção.

Quais os cuidados após a aplicação do botox?

Após a aplicação, a pele pode ficar um pouco sensível e inchada. Para evitar complicações, deve-se evitar a exposição direta ao sol, e usar filtro solar. É recomendado evitar a prática de atividades físicas no mesmo dia das aplicações. É importante não massagear a área, pois o efeito da aplicação pode ser reduzido.

Que profissionais podem aplicar o botox?

Cirurgiões e dermatologistas são os profissionais que podem aplicar tratamentos estéticos como o botox. Verifique a formação e certificação do profissional antes de se submeter a procedimentos.

O que é ácido hialurônico?

O ácido hialurônico é uma substância naturalmente presente no organismo humano. Trata-se de uma molécula de açúcar que atrai e retém a água ao seu redor, dando mais viço, firmeza e textura homogênea à pele. Com o passar dos anos a concentração do ácido hialurônico diminui, o que promove o surgimento de rugas e ressecamento. Para o rejuvenescimento da pele, pode-se usar o ácido hialurônico em forma de cremes, injeções e até mesmo comprimidos.

Como é feita a aplicação de ácido hialurônico?

O procedimento é realizado em consultórios e clínicas, com ou sem anestesia local, através de agulhas ou cânulas que variam em dimensões e calibre. O dermatologista aplica o ácido nos locais afetados, o que dura em torno de 30 minutos.

Quanto tempo dura o efeito do ácido hialurônico?

Os resultados das aplicações surgem logo após o procedimento, e duram entre 6 meses e 2 anos, dependendo do organismo de cada paciente e da profundidade de cada região afetada.

Quais os cuidados necessários após a aplicação do ácido hialurônico?

Após o procedimento, é comum surgir uma leve dor, inchaço e hematomas no local, que geralmente desaparecem em alguns dias. Para diminuir o desconforto, pode-se aplicar compressas de gelo. É necessário o uso de protetor solar e evitar atividades físicas nas 24 horas após o procedimento.

Quem não pode fazer tratamento com ácido hialurônico?

Portadores de doenças autoimunes como lúpus, grávidas, mulheres em processo de amamentação, pessoas imunossuprimidas e alérgicos a qualquer componente da formulação não devem se submeter ao procedimento.

Que profissionais podem aplicar o ácido hialurônico?

Assim como o botox, os profissionais mais indicados para realizar esse procedimento são dermatologistas e cirurgiões plásticos.

O procedimento com ácido hialurônico é doloroso?

Normalmente não é doloroso, mas isso varia de acordo com a sensibilidade de cada pessoa. Em alguns casos, utiliza-se um anestésico tópico para diminuir o incômodo causado pelas agulhadas.

Quais as principais indicações para o preenchimento?

Entre as principais indicações para o preenchimento estão: rugas finas no rosto, bigode chinês, rugas nos lábios, sulcos no canto da boca, correção de cicatrizes, aumento do volume dos lábios, preenchimento para olheiras e olhos fundos.

Qual a diferença entre botox e o ácido hialurônico?

Muitas pessoas ainda confundem e pensam que os procedimentos agem da mesma forma, porém existe uma diferença entre os dois. O botox age paralisando o músculo: ao evitar sua movimentação, ele impede a contração muscular, que é o que forma a ruga. E nas rugas já existentes, a substância relaxa os vincos. Em contrapartida, o ácido hialurônico repõe o volume perdido de determinadas áreas da face, preenche sulcos e melhora o contorno do rosto.

A Dra. Kaliandra é dermatologista no Rio de Janeiro e realiza os tratamentos estéticos de botox, ácido hialurônico, entre outros. O consultório fica na Rua Real Grandeza, 108, sala 201, Botafogo – Rio de Janeiro/RJ.

Deixe um comentário!

25 Comentários

  1. Lucienne Barros Veloso de Arruda says:

    Olá! Gostei muito da matéria, tirei totalmente minhas dúvidas em relação a diferença entre botox e o ácido hialurônico e também a durabilidade dos mesmos. Gostaria de manter contato para uma possível avaliação posteriormente. Fico muito grata. Lucienne

    • Marina says:

      Olá, agradecemos a mensagem!
      Por gentileza, para mais informações e agendamento, entre em contato pelo telefone (21) 2286-1692 ou acesse: http://bit.ly/SACKaliandra
      Agradecemos o contato!

  2. Josy says:

    Olá muito boa a matéria, adorei saber a diferença entre o botox e o AC hialuronico é fantástico.

  3. Josy says:

    Olá muito boa a matéria, adorei saber a diferença entre o botox e o AC hialuronico é fantástico.

  4. Ana Beatriz says:

    O uso do ácido e eficaz para realizar bioplastia do nariz? Qto tempo dura o efeito? Existe efeito colateral para saúde?

  5. Denise Costa says:

    Bom dia!
    Sou do estado de Goiás, e teria condição de vcs indicarem algum dermatologista em Goiânia ou Anapolis.. Ficaria grata.

    • editorfizzy says:

      Olá, infelizmente não temos indicações.
      Agradecemos o contato!

  6. leilane campos says:

    Quero mas informações sobre isso

    • editorfizzy says:

      Olá, somente um dermatologista poderá avaliar o caso e indicar os tratamentos e tirar suas dúvidas.
      Caso queira agenda uma consulta, entre em contato pelo telefone.
      (21) 2286-1692
      Rua Real Grandeza, 108 – Sala 201
      Botafogo, Rio de Janeiro

  7. Leudocia Cordeiro Pereira says:

    Gostaria de saber se coloca puro ou com outras substancias o Botox e o Ácido hialurônico, no rosto.
    Agradeço pelas informações, e aguardo sua resposta.
    Grata.
    Leudocia

    • Gostaria de saber se coloca algum produto junto com o Botox e o Ácido hialurônico EX. Soro fisiológico.
      Aguardo resposta.
      Grata
      Leudocia

      • editorfizzy says:

        Olá, somente um dermatologista poderá avaliar o caso e indicar os tratamentos e tirar suas dúvidas.
        Caso queira agenda uma consulta, entre em contato pelo telefone.
        (21) 2286-1692
        Rua Real Grandeza, 108 – Sala 201
        Botafogo, Rio de Janeiro

    • editorfizzy says:

      Olá, somente um dermatologista poderá avaliar o caso e indicar os tratamentos e tirar suas dúvidas.
      Caso queira agenda uma consulta, entre em contato pelo telefone.
      (21) 2286-1692
      Rua Real Grandeza, 108 – Sala 201
      Botafogo, Rio de Janeiro

  8. vera says:

    Por favor, gostaria de saber quanto ficaria uma aplicação de ácido no bigode chinês. Obrigada.

    • Marina says:

      Olá, Vera! Agradecemos seu contato!
      Por gentileza, para mais informações e agendamento, entre em contato pelo telefone (21) 2286-1692 ou acesse: bit.ly/KaliandraSAC.
      Obrigada!

  9. keila says:

    Oi Boa noite tenho olheira profunda e queria saber qual seria o mais apropriado no meu caso pois tenho olheira dsd d criança e quwria acabar de vez com elas e estou na dúvida qual é o melhor para o meu caso Obrigada dadvogada já

    • editorfizzy says:

      Olá, somente um dermatologista poderá avaliar o caso e indicar os tratamentos e tirar suas dúvidas.
      Caso queira agenda uma consulta, entre em contato pelo telefone.
      (21) 2286-1692
      Rua Real Grandeza, 108 – Sala 201
      Botafogo, Rio de Janeiro

  10. Norm says:

    Quero acido hilaluronico ao lado da boca bigode chines

  11. Somente que nos dias de hoje tive balbúrdia no pos operatório.

  12. Margarida says:

    posso aplicar o ácido hialurônico nas rugas no lado dos olhos,pé de galinha.Obrigada

  13. Margarida says:

    pode ser aplicado o ácido hialurônico nos pés de galinha.E no meio da testa

    • editorfizzy says:

      Olá, para mais informações entre em contato e agende uma consulta!
      Rua Real Grandeza, 108 – Sala 201
      Botafogo, Rio de Janeiro

      (21) 2286-1692

  14. Gislaine do nascimento moreira says:

    Acido hilaluonico,precis sempre protetor depois passa o creme com acido?.

    • editorfizzy says:

      Olá Gislaine,
      É sempre importante usar o filtro solar, mesmo que não esteja fazendo nenhum tratamento. Para mais informações entre em contato e agende uma consulta. Rua Real Grandeza, 108 – Sala 201
      Botafogo, Rio de Janeiro

      (21) 2286-1692

  15. editorfizzy says:

    Olá, somente um dermatologista poderá avaliar o caso e indicar os tratamentos e tirar suas dúvidas.
    Caso queira agenda uma consulta, entre em contato pelo telefone.
    (21) 2286-1692
    Rua Real Grandeza, 108 – Sala 201
    Botafogo, Rio de Janeiro

Comente

Whatsapp