Notícias
Mulheres vestidas para o carnaval

Dicas de pele no Carnaval

Durante o Carnaval, quais os principais cuidados que devem ser tomados com a pele?

O primeiro passo é a aplicação de filtro solar com fator mínimo de 30, mas às vezes pode ser necessário usar proteção mais alta, caso a exposição ao ar livre seja prolongada. Devemos ingerir muita água ou bebidas isotônicas e comer alimentos leves .

Outros cuidados incluem a aplicação de hidratante labial com filtro solar para proteger os lábios; uso de água termal na face para evitar o ressecamento e hidratar a pele durante a maratona da folia; e, em casos de pele oleosa, limpeza com lenços umedecidos ou aplicação de filtro solar em pó com efeito matificante.

Outra dica importante é quanto ao uso de maquiagem: verifique sua procedência para evitar alergias e dermatites de contato e dê preferência a marcas de qualidade que tenham filtro solar e sejam à prova d‘água .

Por último, não esqueça que ao final de cada dia de Carnaval a pele deve ser limpa com um sabonete adequado ao seu tipo de pele. A seguir, deve ser usado demaquilante para a retirada de toda a maquiagem e dos resíduos que se acumulam na pele, já que estes podem obstruir os poros e gerar até mesmo acne. Não esqueça de aplicar hidratante facial após a limpeza.

Muitas mulheres usam maquiagem com glitter na pele. Tem algum cuidado especial que deve ser tomado com relação a esse tipo de pigmento?

A maquiagem com glitter exige cuidados, primeiramente pelo risco de alergia e dermatite de contato que caracteriza esse produto. Por isso, o ideal é fazer um teste no punho antes do uso. Sempre verifique a procedência da maquiagem com glitter e se possui o selo da Anvisa.

Além disso, devemos deixar a pele bem limpa para aplicá-lo, seguido do uso de um primer ou de um hidratante antes da aplicação do glitter. Na hora de fixar o glitter, dê preferência para o protetor labial ou um gloss ao invés de cola sintética, que pode irritar a pele. Você deve ter cuidado redobrado com o uso do glitter na região dos olhos, já que o risco de irritação e até mesmo de alergia é elevado, podendo gerar dor, ardência e vermelhidão. Nesta área, o uso deve ser restrito ou em pequena quantidade.

Após o término da festa, o glitter deve ser retirado, sempre com água micelar, demaquilante bifásico ou, ainda, com algum óleo. Os movimentos devem ser circulares e delicados, sem esfregar a pele, já que isso pode causar dermatites e alergias. Após isso, hidrate a pele.

Quais são os principais produtos para remover com cuidado esses glitters?

O glitter pode ser removido com água micelar, demaquilante bifásico, óleo corporal e até mesmo condicionador de cabelo. Lembre-se sempre de fazer a retirada com delicadeza.

E com a boca? Quais cuidados devem ser tomados?

Com a relação à boca, devemos aplicar hidratante labial com filtro solar, para protegê-la do sol, já que ela também pode sofrer queimadura e está sujeita ao desenvolvimento de cânceres. Se possível, dê preferência aos batons com protetor solar.

Fique atento! A boca é um meio de transmissão de várias doenças, como herpes simples, candidíase (sapinho) e mononucleose, então tenha cuidado redobrado.

Não esqueça de beber bastante água para hidratar a boca e evitar o mau hálito, assim como controlar a ingestão de álcool, que gera mau hálito e favorece a cárie.

A Dr.ª Kaliandra é dermatologista no Rio de Janeiro e atende na Av. Rio Branco, 185 – Sala: 403/404, Centro – Rio de Janeiro. Telefone: 3199-0400 e  Rua Visconde de Pirajá 82, Sl 1010 – Ipanema – Rio de Janeiro. Telefones: (21) 98826-2616. Agende sua consulta!

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente

Whatsapp