Notícias

Dezembro Laranja: mês de prevenção ao câncer de pele

Além das celebrações de Natal e Ano Novo, o mês de dezembro também abre espaço para reflexão
a respeito dos cuidados com a saúde da pele. O Dezembro Laranja surge em 2014 como uma
iniciativa da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e visa alertar sobre os perigos da
exposição ao sol em excesso e da importância do diagnóstico precoce do câncer de pele, que
responde por cerca de 33% de todos os casos da doença no Brasil, segundo dados do INCA.

Existem três tipos de câncer de pele. São eles:

  • Carcinoma basocelular (CBC): o mais comum. O CBC surge nas células basais, que estão localizadas na camada mais profunda da epiderme (a camada superior da pele). Apresenta baixa letalidade e 100% de chance de cura quando detectado precocemente. Os CBCs costumam aparecer em regiões expostas ao sol, como face, orelhas, ombros, pescoço, e costas.
  • Carcinoma espinocelular (CEC): Aparece nas células escamosas, que compõem a maior parte das camadas superiores da pele. Pode se desenvolver em todas as partes do corpo, ainda que seja mais comum em áreas que ficam expostas ao sol. A pele afetada, apresenta sinais de dano solar, como enrugamento, mudanças em sua pigmentação e perda de elasticidade. O CEC é duas vezes mais comum em homens do que em mulheres.
  • Melanoma: menos frequente e mais letal. No entanto, também apresenta altos índices de cura quando o diagnóstico é precoce. Normalmente, aparece como uma pinta ou sinal, em tons acastanhados ou enegrecidos, podendo mudar de cor, formato ou tamanho, causando sangramento.

 

Como se proteger?

Medidas simples, que podem ser tomadas no nosso dia-a-dia fazem toda a diferença para prevenir o câncer de pele. Vamos a elas:

  • Horários de exposição ao sol: deve-se evitar o período entre às 10 e 16 horas, quando a incidência solar é mais forte. 
  • Protetor solar: deve ser utilizado regularmente, mesmo em dias nublados. Recomenda-se a sua aplicação 30 minutos antes da exposição ao sol, com reaplicação a cada 3 horas. São inúmeras as opções disponíveis no mercado, das tradicionais loções aos sprays. 
  • Roupas e acessórios: já existem roupas que possuem fator de proteção contra os raios solares, mesmo após contato com a água. Bonés, chapéus e óculos de sol também são boas pedidas. 
  • Atenção ao corpo: é fundamental estar atenta ao surgimento de qualquer sinal no corpo que possa ser considerado “suspeito”, inspecionando-se periodicamente. 
  • Visite o dermatologista: consulte-o ao menos uma vez ao ano. O profissional saberá indicar os tratamentos e medidas mais adequadas para o seu tipo de pele. 

 

Para ler mais sobre como cuidar melhor da sua pele e outros procedimentos estéticos, siga no nosso blog!  

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente

× Whatsapp