Notícias
Mulher morena cuidando da pele durante o inverno

Cuidados com a pele no inverno

O inverno é a época do ano em que a temperatura baixa e a diminuição da umidade tornam o ambiente mais seco e por isso observamos um aumento de pessoas com a pele ressecada. Nesse período, o ressecamento fica mais acentuado, pois suamos menos e dessa forma perdemos um dos mecanismos de hidratação da pele. Ainda por cima, passamos a tomar banhos mais quentes, que reduzem a oleosidade natural da pele, diminuindo o manto lipídico que mantém a água da pele, portanto os cuidados com a pele são essenciais nessa estação.

Redobrar os cuidados

Durante esse período do ano, é necessário redobrar os cuidados, ingerindo bastante água, inclusive na forma de chás, sopas e frutas, mantendo uma ingestão diária de 2 litros. O uso de hidratantes de alta potência indicados pelo dermatologista é fundamental nessa época do ano.

As áreas com mais risco de ressecamento são as extremidades, e por isso cotovelos, joelhos e pés exigem cuidados redobrados. No rosto, hidratantes específicos para a face estão indicados, inclusive com opções oil free para as peles acneicas e oleosas.

Os lábios também carecem de atenção especial, pois podem ficar fissurados com facilidade, portanto devem receber hidratação labial específica.

A importância do filtro solar

Vale lembrar que a radiação UVA e UVB, é acumulativa, e vai determinando o envelhecimento cutâneo e o risco de câncer de pele; então, mesmo no inverno, onde a incidência do sol é menor por ter dias mais nublados, o uso do filtro solar permanece indicado, devendo ser utilizado diariamente com reaplicação a cada 2 ou 3 horas.

Doenças de pele agravadas pelo inverno

Durante o inverno, observamos o aumento na incidência de determinadas doenças como a dermatite seborreica. Conhecida como caspa, essa doença acomete a face e o couro cabeludo e se caracteriza por placas descamativas e avermelhadas que podem coçar. A maior incidência está associada à lavagem com água quente dos cabelos e maior uso de secador, o que promove ressecamento dos cabelos e estimula as glândulas sebáceas a produzirem mais sebo e dessa forma desencadear a doença.

Outra doença relacionada ao inverno é a dermatite atópica, doença crônica inflamatória, decorrente de alteração na função de barreira da pele, que piora muito com o inverno, devido à perda de água para o ambiente. Nos adultos, acomete tronco e membros, principalmente áreas de dobras e, nas crianças, envolve a face. As lesões são caracterizadas por placas vermelhas e descamativas, que podem infectar.

A psoríase também é outra doença que aparece com frequência no inverno devido ao ressecamento da pele. É uma doença autoimune, sem causa definida, que piora principalmente com o estresse e acomete principalmente pessoas entre 20 a 40 anos. A pele seca é um fator que contribui para a piora da lesão, que se apresenta avermelhada, com escamas grossas e com ardência associada.

Por último, podemos destacar a ictiose vulgar, doença hereditária que surge ao nascimento, acometendo membros, e que piora muito com a pele seca e exposição a temperaturas baixas. Decorre de um defeito numa proteína chamada filagrina, que é fundamental para manter a água da epiderme.

O inverno é a melhor estação para realizar inúmeros procedimentos dermatológicos devido a menor incidência do sol, entre os quais, destacamos os peelings, lasers e microagulhamento.

Dicas de cuidados com a pele durante o inverno:

Quando estamos diante do inverno, devemos seguir as seguintes dicas principais para manter nossa pele bonita e saudável:

    • Beber bastante água
    • Evitar banhos excessivos, muito quentes e demorados
    • Não usar bucha
    • Evitar uso excessivo de sabonete
    • Usar hidratantes logo após o banho
    • Usar hidratante labial
    • Aplicar filtro solar diariamente

Para entender melhor sobre os cuidados com a sua pele, é melhor ter o parecer de um especialista de confiança. A Dra. Kaliandra é dermatologista no Rio de Janeiro e atende na Rua Real Grandeza, 108, Sala 201, Botafogo – Rio de Janeiro. Telefone: (21) 2286-1692. Agende sua consulta.

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente

Whatsapp