Cuidados com o cabelo no verão
Dias de sol, praia e piscina são mais comuns nesta época do ano com a chegada das férias e do calor. Junto com a diversão e o descanso, o verão pode trazer consequências negativas para os cabelos, que podem ficar mais fracos, ressecados e desbotados.
O motivo é por que, nessa época do ano ficamos mais tempo sob o sol, na areia, dentro da água do mar ou da água com cloro da piscina. Ou seja, são muitos agentes externos agindo nos fios.
Um desses principais agentes externos é o cloro. Essa substância química é usada para manter as águas limpas. Ela acaba sendo absorvida pelos fios e, por ter pH baixo, ela enfraquece e deixa o cabelo mais opaco e quebradiço.
Outro agente destruidor são os raios UV, que enfraquecem a estrutura interna da fibra capilar e deixam a cutícula dilatada, tornando o cabelo mais ressecado, fraco e poroso.
Já a água salgada do mar resseca os fios, principalmente aqueles quimicamente tratados, causando uma desidratação intensa dos fios, que ficam secos, sem brilho e mais suscetíveis a quebras.
Os raios solares também podem degradar a estrutura dos nossos fios, principalmente nessa época do ano. Isso, infelizmente, torna-os ressecados e quebradiços.
Além disso, os raios UVB são os maiores responsáveis por danificar a queratina dos fios, deixando os cabelos mais frágeis. Em contraste, os raios UVA oxidam e desbotam a cor.
Por isso, é preciso redobrar os cuidados com as madeixas e usar os produtos corretos para manter o cabelo hidratado.
Para te ajudar a garantir a saúde dos fios durante essa época, confira alguns cuidados para inserir na sua rotina capilar diária:
1- Prefira banhos de água fria e evite chapinhas e secadores
2- Aplique leave-in com proteção UV nos fios
3- Molhe o cabelo com água doce após entrar no mar
4- Use chapéus e bonés para proteger os fios
5- Em caso de dano importante aos cabelos, procure seu dermatologista!
Por fim, tome alguns cuidados com o cabelo para protegê-los na praia e na piscina durante esse verão.
Primeiramente, saiba que molhar os cabelos com água doce antes de mergulhar no mar ou na piscina evita a absorção do cloro e do sal, reduzindo os danos aos fios. Ou seja, banhe antes de entrar na piscina ou no rio.
Além disso, também é bom tirar a água do mar ou da piscina com água doce após mergulhar, minimizando qualquer problema no cabelo.
Sobre a Dra. Kaliandra Cainelli
É membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Participa anualmente de congressos nacionais e internacionais para atualização constante e está sempre trazendo os mais novos tratamentos para a pele e suas doenças. Clique aqui e saiba mais!
Deixe um comentário!
0 Comentários