Notícias
Mãos com vitiligo | Vitiligo tem cura?

Vitiligo tem cura?

Você começou a notar perda da coloração da sua pele? Pode ser o vitiligo, uma doença que é causada pela destruição dos melanócitos, que são os grandes responsáveis pela melanina, pigmento que dá pigmentação à pele. As causas e sintomas do vitiligo você também fica sabendo aqui no blog.

Não existe idade para que a doença se desenvolva, assim como não existe cura, pois as formas de prevenção ainda são desconhecidas. No entanto, existem teorias que apontam que usar roupas apertadas agravam a situação. A exposição solar intensa sem o uso do protetor solar também é uma atitude que pode ajudar o surgimento doença.

Vitiligo é transmitido geneticamente?

Caso você já tenha um histórico familiar da doença, possivelmente terá mais chances de desenvolver a doença, visto que ela está associada a fatores genéticos. Apesar de não ser possível preveni-la, existem tratamentos realizados por dermatologistas que estimulam a repigmentação da pele nas áreas afetadas, para os quais cada indivíduo pode apresentar um resultado diferente.

Em peles que o vitiligo se mostra mais resistente, exigem terapias a laser e fototerapia associadas aos medicamentos tópicos, bem como procedimentos cirúrgicos com enxertos. O tratamento é gradativo e leva o tempo que for necessário para cada tipo de pele. Seu objetivo é diminuir as ocorrências da doença, porém não é possível removê-la por completo, pois na mesma medida que algumas manchas brancas são retiradas, outras podem aparecer, já que não há prevenção.

O portador de vitiligo deve sempre hidratar a pele e usar filtros solares de alta proteção diariamente.

A Dra. Kaliandra é dermatologista no Rio de Janeiro e atende na Rua Real Grandeza, 108 – Sala 201, Botafogo, Rio de Janeiro. Telefone: (21) 2286-1692.

Deixe um comentário!

2 Comentários

  1. Alessandra says:

    Olá gostaria de saber se quem tem vitiligo pode fazer o tratamento de microagulhamento. Obrigada

    • editorfizzy says:

      Olá, somente um dermatologista poderá avaliar o caso e indicar os tratamentos e tirar suas dúvidas.
      Caso queira agenda uma consulta, entre em contato pelo telefone.
      (21) 2286-1692
      Rua Real Grandeza, 108 – Sala 201
      Botafogo, Rio de Janeiro

Comente