Notícias
Mulher com manchas na pele

Manchas na pele | Causas e tratamentos

As manchas na pele podem ter diversas causas, e causam certo incômodo estético nos indivíduos que as possuem. Algumas pessoas as adquirem com o passar do tempo, diante de diversos fatores como exposição solar, alergias, acnes, envelhecimento da pele e até doenças como o câncer de pele.

Quais são os tipos de manchas na pele

Cada tipo de mancha possui uma cor, forma e outras características distintas que podem ajudar a identificar o tratamento adequado para cada caso. Conheça alguns:

    • Melasma: são caracterizadas como manchas marrons escuras e arredondadas, que aparecem especialmente depois de muito tempo sob exposição solar. Aparece principalmente em mulheres e está relacionada ao uso de anticoncepcional, a fatores hormonais, histórico familiar e fatores genéticos. O tratamento consiste em usar diariamente o filtro solar de alto fator de proteção, de preferência com cor, clareadores tópicos prescritos pelo dermatologista, fotoprotetores orais e uso de chapéus e bonés. O tratamento com procedimentos como laser, microagulhamento e peeling .
    • Mancha senil: são manchas escuras presentes nas mãos, braços, rosto e pescoço. Geralmente aparecem após os 40 anos de idade, devido ao fotoenvelhecimento da pele causado pelo sol. O tratamento deve ser realizado por um dermatologista, que pode indicar o laser ou peeling para manchas mais escuras.
    • Cloasmas (manchas de gravidez): corresponde ao melasma, porém a mancha surge na gravidez em decorrência de alterações hormonais. Geralmente são manchas amarronzadas e aparecem no rosto. Em muitos casos desaparecem sozinhas, após a gravidez. Há a possibilidade de fazer um clareamento com cremes, peelings superficiais e laser.
    • Sardas ou efélides: É um tipo de mancha comum na pele, e surge principalmente na face de indivíduos de pele clara, após intensa exposição solar. Existem tratamentos específicos para clarear as manchas, como cremes clareadores, peeling e luz pulsada.
    • Ceratose seborreica: São manchas marrons escuras ásperas que podem surgir na face e tórax. Muitas vezes são confundidas com verrugas e podem ser tratadas com cauterização no consultório. Geralmente acomete indivíduos em idades mais avançadas.
    • Manchas pós acne: Ocorrem pelo processo inflamatório da acne, sendo mais comuns em pacientes com pele de fototipo mais alto, ou seja, com a pele mais escura. O tratamento consiste em tratar a acne com sabonetes anti-acne, não manipular as lesões e usar medicações clareadoras. Peelings e lasers também ajudam a clarear as manchas.

Não deixe de procurar um dermatologista para saber qual é a melhor opção de tratamento para o seu caso e tipo de pele. A Dra. Kaliandra Cainelli é dermatologista no Rio de Janeiro e atende na Rua Real Grandeza, 108, Sala 201, Botafogo – Rio de Janeiro. Telefone: (21) 2286-1692.

Deixe um comentário!

1 Comentário

  1. .neuza C. Lucas Gonçalves says:

    Pretendo marcar uma consulta, em 2017.

Comente