Notícias
Mulher sorrindo com chapéu de Sol passando protetor solar na praia | Mulher sorrindo e brincando com cabelo na praia | Cuidados com pele para o verão

Cuidados com pele para o verão

Nossa pele é o maior órgão do nosso corpo e o nosso abre-alas, cuidar dela deve ser parte da nossa rotina. Em temperaturas elevadas, em que muitos querem ficar em praias e piscinas e, consequentemente, expostos ao Sol, devemos nos policiar com os cuidados com pele. A primavera começou e as temperaturas já começam a subir, então é o momento de cuidar da sua pele além do que deve ser hábito.

A ideia de entrar no verão com o corpo e a pele saudáveis é algo que a maioria das pessoas almeja, mas por onde começar? Até que ponto as dicas que surgem em redes sociais para um bronzeado uniforme ou uma pele hidratada são reais? Para te auxiliar, confira uma série de dicas:

Mexa na sua dieta

Algumas frutas e legumes têm ligação direta com o resultado da nossa pele no dia a dia, já que podem auxiliar no processo de bronzeamento, mantém a pele hidratada, evitam manchas etc. Os alimentos ricos em betacaroteno garantem uma pele bela e dourada, pois ao serem ingeridos são transformados em vitamina A, que trabalha ativamente na produção de melanina – pigmento responsável pela cor da pele. Também é oxidante, protegendo a pele de danos solares que podem ser causados pelos raios UVA e UVB e evitando o envelhecimento precoce.

A mudança na dieta e a regularidade no consumo dos alimentos em seu cardápio devem ser feitas antes e mantidas durante o período do verão, com alimentos como:

  • Cenoura: Uma conhecida parceira do bronzeado, é rica em vitamina A e C. Não a consuma de forma exagerada para que o bronzeado não fique com aspecto alaranjado.
  • Acerola: Rica em Vitamina C, mantém a pele saudável.
  • Manga: Excelente fonte de vitaminas do complexo B e de betacaroteno.
  • Batata-doce:Rica em vitamina A, que evita o envelhecimento precoce, e em betacaroteno.
  • Beterraba: Também muito conhecida por auxiliar o bronzeado, é rica em betalaína, um antioxidante natural.
  • Abóbora: Auxilia o bronzeado, combate a oxidação das células e o envelhecimento precoce, pois é rica em betacaroteno.
  • Agrião: Melhora a textura da pele e evita acnes por ser rico em antioxidantes.
  • Pimentão: Amarelo, vermelho ou verde, o pimentão é um grande aliado da saúde e cor da pele.
  • Repolho: Por ser rico em vitamina C, o repolho também é uma grande ajuda para a alimentação.

Mas não exagere!

Consumir em excesso alimentos que alteram a pigmentação da sua pele não irá gerar nenhum problema à sua saúde, mas você deve ter cuidado para não ficar com a pele alaranjada na hora do bronze. Esses alimentos vão garantir um belo aspecto de dentro para fora, mas de forma moderada. Além disso, evite alimentos condimentados e bebidas alcoólicas, eles aumentam a vasodilatação que gera a sudorese.

Mulher bebendo água | Mantenha a pele hidratada

Mantenha a pele hidratada

O básico todo mundo sabe: de 2 a 2,5 litros de água por dia para que os cuidados com a pele sejam de dentro para fora, aliando a outros aspectos do dia a dia que podemos fazer para garantir a saúde da pele, como os a seguir.

    • Quantidade de banhos por dia: Dois banhos por dia é o necessário para manter a pele limpa, evitando suor e oleosidade. Em dias mais quentes, não há problemas em mais banhos, mas procure utilizar somente água nesses banhos extras para não deixar a pele ressecar com o sabonete. Evite banhos muito quentes ou demorados, pois isso pode fazer com que a pele perca sua hidratação natural.
    • Utilize cremes: Após o banho, utilize creme hidratante, principalmente nas regiões em que a pele fica mais ressecada, como pés, joelhos, mãos e cotovelos. Uma boa dica é optar por protetores e filtros solares que contenham hidratante.
    • Cuidado com os produtos utilizados: Dê preferência aos sabonetes hidratantes, pois sabonetes comuns e derivados de substâncias podem diminuir a naturalidade da pele e deixá-la mais oleosa ou ressecada. Evite também produtos que tenham álcool na composição, pois o elemento também retira a oleosidade natural da pele.
    • Lide bem com os poros: Modere o uso de maquiagem para que ela não obstrua os poros. Não dispense a utilização de um tônico facial para manter os poros limpos e a respiração da pele saudável.
    • Não faça depilação no dia que for pegar Sol: Realizar a depilação no dia que vai se expor ao Sol pode causar manchas escuras na pele, pois ela fica mais sensível. O recomendado é fazer a depilação 48 horas antes.
    • Esfolie a pele: Esfoliar rosto e corpo uma ou duas vezes por semana remove células mortas, estimula a renovação e produção de colágeno. Um peeling leve pode auxiliar.

Controle a oleosidade

Em um país como o nosso em que o calor e a umidade fazem parte do dia a dia, a maioria das pessoas possui pele oleosa e no verão essa característica se acentua, já que o clima quente aumenta a vasodilatação da pele e acaba estimulando mais a secreção sebácea. Para evitar ou diminuir esse quadro, algumas pequenas mudanças diárias fazem diferença.

      • Escolha a proteção solar correta: A proteção solar é crucial, como já foi mencionado, mas existem filtros secos, antioleosidade e antiumidade, o que auxilia a absorver e evitar a oleosidade no dia a dia.
      • Varie na maquiagem: Já foi mencionado que devemos evitar obstruir os poros com o excesso de maquiagem, mas fazer pequenas alterações no ritmo diário também demonstram excelentes mudanças. Em vez de utilizar base diariamente, optar por um filtro leve, com cor de base e silicone na formula é uma ótima opção, até porque o silicone não penetra na pele e não obstrui os poros.
      • Concilie com a hidratação: Se você deseja a pele hidratada e sem oleosidade, opte por um hidratante matificante que tira o brilho, ou por um hidratante que possua ativos que auxilie diretamente na renovação da pele.
      • Para eventos: A aplicação de máscaras, como argila ou ácido salicílico, pode reduzir a produção de óleo na pele temporariamente, o que pode ser vantajoso para quem tem algum grande evento.

Cuidados com pele nunca são demais!

O nosso corpo expressa como está saudável pela pele e, diante disso, o cuidado deve estar nos mínimos detalhes. Seguir as dicas que foram apresentadas será de grande ajuda, mas isso deve ser feito acompanhado de orientação de um dermatologista. A Dra. Kaliandra, dermatologista no Rio de Janeiro, pode indicar os melhores produtos e procedimentos para que os cuidados com a pele tenham sucesso.

Deixe um comentário!

1 Comentário

  1. Roseli Shecaira says:

    Adorei suas observações principalmente com a dieta !

Comente