Notícias
Mulher na frente do espelho passando creme facial | Como amenizar marcas de acne

Como amenizar marcas de acne

Espinhas e cravos costumam surgir em muitos na adolescência devido as mudanças hormonais causando incômodo, e a reação das pessoas nem sempre é a correta. Em vez de buscar auxílio dermatológico, muitos acabam apertando, espremendo, achando que será uma solução mais rápida, mas isso pode gerar um resultado ruim a longo prazo: marcas de acne.

Além de o ato de espremer não resolver nada, pode acarretar cicatrizes, pois a inflamação fica embaixo da pele e a reação é a de se regenerar rapidamente. Claro que ninguém deseja ficar com aquela espinha bem no meio do rosto – o que acaba criando uma sensação de repúdio toda vez que olhamos no espelho –, então deve-se optar pelo tratamento correto evitando o incômodo posterior. Felizmente a medicina está em constante evolução e existem diversos métodos para corrigir esse quadro:

Cremes faciais

Os cremes para o rosto podem ser indicados para promover tratar acnes e evitar cicatrizes, além de ter ação estimulante de colágeno na pele conciliando com a limpeza adequada. Geralmente o tratamento é indicado para o período da puberdade, mas tende a ser demorado, uma vez que durante o processo ocorre o surgimento de novos cravos e espinhas.

É importante fazer a limpeza de pele frequentemente, em um intervalo de uma ou duas semanas, usar os produtos indicados pelo dermatologista para manter a pele limpa, hidratada e livre de manchas e cicatrizes.

Dermoabrasão

A dermoabrasão ou microdermoabrasão é um procedimento em que é feita uma esfoliação (com ponteira adiamantada ou cristais de óxido de alumínio) “lixando” e removendo a camada mais externa da pele para deixá-la mais uniforme e firme, já que o procedimento aumenta a produção de colágeno. Podem ser indicados cremes e ácidos para complementar o procedimento, pois a pele fica mais sensível aos efeitos desses produtos.

Esse procedimento auxilia muito na amenização das marcas de acne, mas é um tratamento que deve ser feito semanalmente e o tempo que será preciso para chegar ao resultado esperado é incerto. Já a esfoliação, promove positivos resultados na pele.

Peeling

Existem diversos tipos de peeling e um deles é com substâncias ácidas. O produto é aplicado diretamente na pele permitindo a atuação por alguns minutos. É normal a pele descamar para nascer uma nova, mais firme, sem manchas e lisa.

Esse procedimento é recomendado para pessoas com mais de 30 anos, em que a pele vai ficando mais flácida e com marcas, rugas e cicatrizes ficando mais evidentes, pois é um tratamento forte, eliminando até cicatrizes mais profundas. Podem ser recomendadas até realizar várias sessões, mas o resultado é rápido e nítido.

Especialista realizando procedimento de microagulhamento em uma mulher | Microagulhamento

Microagulhamento

O procedimento é bem conhecido para tratar, além de marcas de acne, amenizar rugas, manchas, estrias e poros dilatados, melhorando a textura da pele. O microagulhamento é realizado com a utilização de um dermaroller (um pequeno rolo com microagulhas que são aplicadas várias vezes e em diversos sentidos na pele), abrindo microcanais, gerando um processo inflamatório para possibilitar a reação das células com a formação de colágeno e deixando uniforme.

Já o peeling possui alternativas para quem tem a lesão ativa da acne e também para quem deseja retirar as marcas, mas que as cicatrizes de acne estejam no nível leve ou médio. O processo gera um desconforto na pele, causando inchaço e vermelhidão, então não é recomendado para todos.

Laser

Existem diversos tipos de laser que podem remover as marcas de acne, como o laser CO2, que possui afinidade com a água e gera um processo de vaporização ao adentrar a pele, destruindo estruturas cutâneas (bactérias, fungos ou vírus) e gerando o processo de ablação que ocorre de modo fracionado, entrando em pequenas colunas e deixando parte da pele sem ser afetada. Assim, as áreas atingidas pelo laser serão cicatrizadas e criarão novas fibras de colágeno.

Apesar de causar uma pequena dor, a recuperação é rápida, suave e não interrompe as tarefas diárias, a pele fica mais lisa após a terceira sessão e o resultado perdura por mais de um ano. É indicado principalmente para amenizar as marcas de acne, mas também é recomendado para rugas e estrias.

Ácido hialurônico

O ácido hialurônico é uma substância presente no organismo humano e sua aplicação pode ser feita com ou sem anestesia, removendo os pontos de fibrose que são a origem das cicatrizes, tornando a pele mais uniforme. As injeções aplicadas podem conter ácido hialurônico ou a própria gordura retirada do paciente. O efeito dura entre 6 meses e 2 anos, de acordo com o organismo do paciente e da profundidade da marca.

Pode ser que cause uma leve dor, inchaço e pequenos hematomas no local, mas desaparecem após poucos dias com o auxílio de compressas de gelo, evitando atividades físicas após 24 horas do procedimento e uso diário de protetor solar. Também pode ser utilizado para rugas, aumentar o volume dos lábios, bigode chinês e preenchimento para olheiras e olhos fundos.

Plasma

A injeção de plasma consiste em aplicações em toda região que precisa do tratamento utilizando sangue e plasma do paciente. O procedimento tem bons resultados, mas não é muito comum seu uso nesse quadro. Ele forma coágulos, o que incentiva a reorganização celular do hematoma que causa a produção de mais colágeno e fibrina, e gera naturalmente a uniformidade na pele.

Onde encontrar o tratamento ideal para as marcas de acne?

Antes de encontrar qualquer tratamento, você deve buscar auxílio profissional para analisar qual será o procedimento mais adequado de acordo com sua idade, tipo de pele, profundidade das marcas, disponibilidade de tempo e financeira, além de conhecer seus limites já que alguns procedimentos são mais doloridos.

Diante disso, busque um profissional de confiança que possa lhe passar a melhor orientação. A Dra. Kaliandra é dermatologista no Rio de Janeiro e trabalha com procedimentos como a aplicação de ácido hialurônico, laser CO2 e microagulhamento. Entre em contato e marque já sua consulta para iniciar em breve o seu tratamento.

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente