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Mulher sorrindo e comendo salada | Os benefícios da alimentação saudável para a pele

Os benefícios da alimentação saudável para a pele

A sua pele é seu abre-alas, é a primeira coisa que as pessoas olham e podem reparar na sua aparência e diante disso a busca das pessoas para ter a pele perfeita tem sido cada vez mais árdua e intensa. Em um tempo em que a tecnologia oferece todo tipo de informação, você deve ter cuidado sobre o que pode ser verdade ou não.

Existe uma série de procedimentos que amenizam marcas, rugas, cicatrizes, poros e outros fatores que podem te incomodar, mas a mudança e melhora deve ser também feita de dentro para fora. Uma coisa é certa: o que você come influencia na beleza da sua pele e ter uma alimentação saudável irá auxiliar no funcionamento do seu organismo e na estética da sua pele.

Como ter uma alimentação saudável voltada para a pele?

Os alimentos que farão bem para seu organismo, no geral, farão bem para sua pele também! Verduras, legumes e frutas são alimentos antioxidantes e protegem sua pele, mas para especificar um pouco mais, entenda melhor como cada um pode ser benéfico para sua pele:

  • Frutas e vegetais alaranjados: são ótimas fontes de betacarotenos, que auxiliam no combate aos raios UVA e UVB, deixando a pele dourada, saudável e uniforme. Exemplos: cenoura e mamão.
  • Peixes gordos: ricos em ômega 3, que é um elemento anti-inflamatório, auxilia na prevenção de doenças na pele como alergias, acnes e psoríase (doença que causa o aparecimento de placas cobertas de escamas na pele). Exemplos: salmão e sardinha.
  • Frutas cítricas: são ricas em vitamina C e esse elemento é essencial na formação do colágeno que é responsável por deixar a pele saudável e firme. Exemplos: Laranja, limão e kiwi.
  • Frutas secas: possuem grandes quantidades de vitamina E, que auxilia na boa aparência da pele por ter ação antioxidante, reduzindo os radicais livres e os efeitos indesejados do envelhecimento da pele. Exemplos: avelã e amêndoa.
  • Chás: os chás são conhecidos por entrarem na dieta de quem deseja emagrecer, mas eles são ricos em antioxidantes que, como mencionado, retardam o efeito de envelhecimento da pele. Exemplos: chá preto e chá verde.

A alimentação saudável e equilibrada acaba incluindo boa parte dos alimentos mencionados, mas também é importante destacar que a hidratação é fundamental! Por isso, é recomendada a ingestão de 2 a 2,5 litros de água por dia.

Como reduzir a incidência de acnes

Se você possui tendência a ter a pele com muitas acnes, escolher alimentos com ação anti-inflamatória vai proporcionar o resultado que deseja: grãos integrais (arroz integral, macarrão integral, farinha integral, quinoa e aveia), alimentos com ômega 3 (sardinha, atum, salmão, linhaça, chia), sementes (de chia, linhaça e abóbora), alimentos ricos em vitamina A (cenoura, mamão, espinafre, gema de ovo) e ricos em vitaminas C e E (limão, laranja, brócolis, abacate).

Em contrapartida, há alimentos que deixam a pele mais oleosa e devem ser evitados, como chocolate, nozes, produtos lácteos, açúcares, alimentos gordurosos e condimentados. Se alimentar com elementos industrializados e processados, é prejudicial para a pele. Então, buscar a alimentação natural é sempre a opção que deve ser escolhida.

Como lidar com a pele ressecada

Alimentos que sejam ricos em água vão auxiliar nesse caso: rabanete e tomate são exemplos que podem ser facilmente incluídos na dieta para aumentar a hidratação da pele. Além desses, comer amendoins, avelãs, sementes de girassol, amêndoas e castanhas-do-pará, que são ricos em vitamina E, auxiliam a reparar a pele.

Mais uma vez destacamos as frutas: são ricas em água e contêm níveis altos de vitaminas A e C, promovem a ação antioxidante, repondo nutrientes na pele, mantendo a pele macia, hidratada e firme. Os sucos também são recomendados, como melancia, abacaxi, laranja, morango, manga, maçã e goiaba, que possuem grandes quantidades de água.

Mantenha a pele firme

O colágeno já foi mencionado anteriormente e ele é o responsável pela aderência e firmeza da pele. Sem o colágeno, a pele sofre efeitos do envelhecimento precoce – algo que ninguém deseja passar. Alimentos com vitaminas C e E como laranja, limão, tangerina e kiwi evitam esse efeito. É importante a utilização de protetor solar diariamente para evitar o envelhecimento precoce da pele.

Busque ajuda dermatológica

É claro que é importante seguir uma alimentação saudável para atingir todos os benefícios para o organismo e para o maior órgão do corpo humano: a pele. Além disso, você pode buscar métodos e tratamentos para melhorar ainda mais o resultado na aparência da sua pele. A Dra. Kaliandra é dermatologista no Rio de Janeiro e oferece serviços como peeling, luz pulsada, laser CO2, entre outros para você. Marque já sua consulta.

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